top of page

Vale do Capão

CARNAVALNOCAPÃO2022_DIA03-4112.jpg
Todo o Charme do Vale do Capão

No Coração da Chapada Diamantina, o Vale do Capão é um paraíso natural, cultural e esotérico... 

Um lugar conhecido pela paz, tranquilidade e por quem busca experiências de autoconhecimento, espiritualidade, terapias alternativas e práticas de sustentáveis. Possui uma cultura diversificada, com pessoas de diferentes partes do mundo reunidas em torno de um estilo de vida voltado para o desenvolvimento humano e respeito a natureza.

O Vale do Capão resguarda paisagens deslumbrantes. O cenário é basicamente composto por grandes cachoeiras, áreas de Mata Atlântica, montanhas de até 1.500 metros, dentre outras preciosidades naturais. Não é a toa que o lugar detém famosíssimos paraísos ecológicos, como o Silêncio dos Gerais, a correnteza do Rio Preto, o imponente Morrão e o abismo onde caem as águas da Cachoeira da Fumaça – a mais alta do Brasil.

O clima tropical, com temperatura média anual variando entre 19° e 24°C, favorece todos os tipos de passeios. Um dos mais cogitados entre os visitantes é o ecoturismo, garantido pelas belezas que acompanham as famosas caminhadas.
yahoo.png
A população de aproximadamente 2500 habitantes é composta de pessoas nativas e imigrantes de várias partes do mundo, o que faz deste lugar um local especial, de grande diversidade cultural.
livro.png
Seu passado histórico está intimamente ligado aos ciclos do diamante e do café. Hoje, vive do turismo, nas suas formas de contemplação, gastronomia e ecologia, aliado à agricultura orgânica, apicultura, artesanato e comércio.

A Vila, onde a magia acontece!

CAPÃO-7433.jpg

Centro comercial e cultural, a Vila é o ponto de encontro dos moradores e visitantes. Onde concentram os restaurantes, pizzarias, mercadinhos, e pousadas. Nas ruas, muitas casinhas simples e coloridas, barraquinhas de artesanato e artistas de rua.

Com clima bucólico e vista privilegiada das montanhas, na Vila é comum um passeio nas lojinhas para compra de artesanato, cafés especiais da Chapada, produtos terapêuticos e naturais, tomar uma cervejinha ao som de um violão, comer pastel de palmito de jaca, experimentar um alfajor artesanal, e provar a pizza integral com pimenta em mel. Você não pode deixar de curtir a experiência gastronômica no Capão com comidas comuns, típicas, naturais, orgânicas e vegetarianas, do simples ao sofisticado.

ficar-de-pe.png
As quintas e aos domingos pela manhã é realizada a feirinha, que tem de tudo! Além de alimentos fresquinhos, você poderá também assistir a apresentações musicais, danças, capoeira, conhecer o povo do lugar. Caminhar, descansar, divertir, relaxar, contemplar e se encantar…
lua.png
Aos finais de semana é quando acontece a vida noturna, as pessoas por aqui passeiam, cantam e dançam embalados pela MPB, samba, reggae, e forró... Que são os ritmos mais apreciados na comunidade.
saxophone.png
Como um dos destinos mais procurados do mundo, o Vale do Capão lota aos feriados, a vila fica em festa! Nos festivais também! Que é o Festival de Jazz, Festival chapada music e festa de São Sebastião.
lotus.png
Lugar  para acalmar e cuidar da alma, do coração. Integração corpo, mente e espirito... Aqui você encontra uma variedade de tratamentos holísticos e alternativos. Como  massagens thai, ayurvedicas, reiki, yoga, meditação, acupuntura, reflexologia, retiros espirituais e outras técnicas para manter o equilíbrio do corpo e da vida. 
w02.png
wi.png

O que fazer no Vale do Capão.

A seguir os principais atrativos, você não pode deixar de conhecer!
CARNAVALNOCAPÃO2022_DIA03-4273.jpg
CARNAVALNOCAPÃO2022_DIA03-3978.jpg

CACHOEIRA DA FUMAÇA:
O visual da Cachoeira da Fumaça está entre os mais belos cenários da Chapada Diamantina. São aproximadamente 380m de queda d’água, cercada por espetaculares paredões rochosos que formam um cenário mágico em meio à natureza exuberante do Vale do Capão. Difícil não se emocionar ao chegar ao topo dessa cachoeira, considerada uma das maiores do Brasil. 

A trilha da Cachoeira da Fumaça por cima é a mais comum, ao todo são 12 km de trilha, ida e volta. Em média é um passeio que dura umas seis horas. É importante saber que a visitação só pode ser iniciada até as 13:00hs.

CACHOEIRA DO RIACHINHO:
Localizada na estrada que liga a vila do Capão ao município de Palmeiras, está a bela cachoeira de 12m de altura e um poço grande, ótimo para nadar e relaxar. Conta com uma trilha calçada e de fácil acesso, com apenas 10 minutos de caminhada e 500m de trilha. O atrativo integra a Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Riachinho, e fica a 5km de distância da vila. Tem taxa para visitação: Inteira R$12,00 e meia entrada R$6,00

O local é lindo, tem uma energia maravilhosa e é o lugar preferido de todos que vivem ou visitam o Capão para assistir o famoso pôr do sol. De fato, um lugar incrível.

CACHOEIRA DAS RODAS E RIO PRETO:

A Cachoeira do Rio Preto é uma das mais próximas da vila e tem acesso na mesma trilha que a Cachoeira Rodas. Saindo da Vila são 5min de carro e a pé 20min até o início da trilha.

A trilha até o rio preto é de fácil acesso e são apenas 50min de caminhada. Tem um visual deslumbrante, o cenário natural que encanta. Tem uma bela queda d’agua com aguas douradas e refrescantes. Um lajeado perfeito para tomar aquele sol e um poço gigante para nadar e curtir muito.

Na volta, tem uma bifurcação que leva até a cachoeira das rodas, lugar que impressiona com tanta beleza. Tem um lajeado íngreme e rosado em que as águas escoam formando uma paisagem exuberante. Que ‘convida’ a todos que chegam a um momento de apreciação e relaxamento pós caminhada. Ali é possível ver um lindo pôr do sol, e ao mesmo tempo se banhar nos pequenos poços d’agua de cor escura e com tons de dourado.

POÇO DA ANGELICAS E CACHOEIRA DA PURIFICAÇÃO:
Estão localizadas a 8 km do centro do Capão, em direção ao final do Vale. A trilha tem início na localidade chamada de Bomba e esse trajeto é feito dentro de um cânio, pela margem do rio, as vezes sobre as pedras e também na mata fechada.

O Poço Angélica fica logo no início da trilha, em torno de 15 min andando. Além disso, é um lugar delicioso para banho e com uma pequena cascata escondida nas pedras que surpreende!! Normalmente os visitantes passam pelo poço na ida, mergulham, e seguem para o objetivo principal que é a Cachoeira da Purificação.

Seguindo o caminho, mais uns 30min.. Chega-se a Purificação. Que é um conjunto de três quedas deliciosas em meio a muito verde. Ao chegar, dá vontade de parar logo na primeira, mas o melhor é subir até a terceira queda (principal) dar um mergulho por lá e ver o sol tomar conta da água. O melhor horário para visitação é pela manhã. Quando o sol incide sobre a água.
Prepare- se, pois essa cachoeira é conhecida por ter as águas mais geladas da Chapada Diamantina. Mas é um banho energizante, dizem que lava todas energias negativas. É um passeio inesquecível.

CARNAVALNOCAPÃO2022_DIA01-9640.jpg
CAPÃOOUTUBRO_DAY04-8848.jpg
CAPÃOOUTUBRO_DAY01-8260.jpg

ÁGUAS CLARAS

A trilha das Águas Claras pode ser feita tanto partindo do Vale do Capão quanto da rodovia BR 242 (próximo ao Pai Inácio), com saída de Lençóis. O trajeto é interessante por acontecer todo em campo aberto, com vista para cartões postais como o Morro do Pai Inácio e o Morrão, dois imponentes cenários em meio à Chapada Diamantina.

Bem no pé do Morrão, localiza-se a Cachoeira Águas Claras, com águas clarinhas, como o nome já diz. Lá você encontra uma sequência de três poços deliciosos e perfeitos para dar um mergulho. É incrível a formação do local misturada com a vegetação.

A trilha é considerada leve/ moderada. Leva-se cerca de 2h para chegar até lá, mas a maior parte é no plano, o que deixa o caminho mais tranquilo.

Distância do trajeto de carro: saindo do Vale do Capão serão apenas 7 km. Para quem sai de Lençóis, o início da trilha fica a 25 km da cidade. Distância da trilha a pé: a trilha tem total de 14 km, ida e volta. É considerada a trilha com visual mais bonito do Capão.

00ebbb_33707a9fb6aa4d8a8dd2be3282824145.webp

POÇO DO GAVIÃO

O percurso de quase 8km, ida e volta, é alternado entre subidas e descidas em terreno acidentado, trajeto todo descoberto, então é bem importante ir de chapéu, roupas e calçado apropriado. O cenário é incrível, na caminhada que dura 2h30min, pode-se ver diversas espécies de orquídeas, bromélias e plantas nativas. 

O Poço do Gavião tem mais de 100m de extensão. Tem águas bem escuras e geladas, ideal para você se banhar e sentir o corpo relaxado e energizado. A trilha é considerada moderada e de difícil acesso.

Mas todo esforço vale a pena, a chegada ao Poço do Gavião é recompensadora, um lago de aguas calmas, lugar de tranquilidade e paz em contato com a natureza!

CARNAVALNOCAPÃO2022_DIA03-3906.jpg

POÇO DOS PATOS

Está localizado a 7km de distância da Vila, em direção a Palmeiras. (percurso para ser feito de carro). Tem uma trilha linda com vista para o morrão, fácil acesso e relativamente curta. É uma ótima opção para quem não quer caminhar muito, dura apenas uns 35min de caminhada.
O lugar é maravilhoso, tem vários poços para banho, cada um com sua beleza e particularidade. Algumas cachoeiras compõem o cenário deixando o ambiente agradável e ainda mais belo.

CARNAVALNOCAPÃO2022_DIA02-9794.jpg

CACHOEIRA DA BOA VISTA (CONCEIÇÃO DOS GATOS)

Situada na Vila da Conceição dos gatos, à 10km do centro do Vale do Capão, essa cachoeira arranca suspiros... Lugar de paisagem exuberante por todos od lados, e um banho refrescante que acalma o coração.
Na mesma trilha é possível conhecer atrativos diferentes como:
A cachoeira de baixo, que você consegue visualizar a queda dos 60mts de altura dessa belezura;
A cachoeira da boa vista, a que os visitantes costumas ficar mais tempo. Por conta do grande poço que permite um mergulho com direito a nado.
E logo acima dessa cachoeira, a cerca de 20min, andando no leito do rio, fica o poço das cobras. um passeio irresistível!

w02.png

Como chegar no Capão 

O Vale do Capão está localizado na Chapada Diamantina,

na Bahia, distante em torno de 470 Km da capital, Salvador.

Existem três maneiras para chegar ao Vale do Capão a partir de Salvador.

escotilha.png
Avião – De Salvador a Lençóis, (1h10min), em seguida ônibus ou táxi até o Vale do Capão 74 Km ( 1h40min)

Carro – De Salvador ao Vale do Capão, 470 km e em torno de 7 h de viagem.

bus.png

Ônibus – Partido da rodoviária de Salvador até Palmeiras. Empresa Rápido Federal. Chegando em Palmeiras, na rodoviária, você vai encontrar carros que fazem o translado coletivo para o Vale do Capão. O trajeto é de 20 Km em uma estrada de terra.(Valor médio/pessoa R$20,00).

wi.png
Âncora 1

Contrate um Guia
condutor de visitantes

Recomendamos que façam todas as trilhas com um guia, pois o mesmo tem capacitação para conduzi- lo com segurança.

As trilhas feitas com condutores ambientais enriquecem a experiência do visitante com o local e vai muito além de uma simples caminhada. É o ecoturismo, contemplação, educação ambiental, história local, geografia e biodiversidade. 

Conheça nossos parceiros:

03.png

EDCLEI REIS SILVA

02.png

FABIO REIS

01.png

ERICO ANDRADE

 “DA NATUREZA NADA SE TIRA A NÃO SER FOTOGRAFIAS, NADA SE DEIXA A NÃO SER PEGADAS E NADA SE MATA A NÃO SER A SEDE”.

bottom of page